Morre Robson Achiamé, mas as ideias libertárias ficam

É com uma grande tristeza que ficamos sabendo da morte de Robson Achiamé, fundador da Editora Achiamé em 1978. Conhecida por ser uma editora com um posicionamento política quanto aos acontecimentos internacionais como as guerras, o massacre do povo palestino, a editora publicou uma revista sobre cultura libertária com dezenas de números.

Libertário, anarquista, livreiro, humano, Achiamé lançou ainda muitas edições próprias de textos clássicos com o intuito de levar o conhecimento a um preço baixo e acessível a todos. Livros como Foucault e o Anarquismo, de Salvo Vaccaro, Indíviduo na Sociedade, de Emma Goldman e Anarquismo no banco dos réus, de Edgar Rodrigues foram lançados pela editora que enfrentou a ditadura civilmilitar com muita coragem.

Assim mais do que 71 anos que viveu, Achiamé foi mais do que humano, mais do que uma editora, mais do que a esperança: foi a semente que permanece viva em nossos corações

Deixamos abaixo a nota do sítio Livraria Anarquista  Avelino Fóscolo

 Belo Horizonte, 10/11/2014,

É com pesar que recebemos a notícia do falecimento de Robson Achiamé neste domingo 09/11/2014, editor fundador da Editora Achiamé, no Rio de Janeiro. Achiamé morre no mesmo dia em que ocorria a 5ª Feira Anarquista de São Paulo, que contou com a disposição e inúmeras publicações de sua editora. Achiamé contribuiu de forma expressiva para o anarquismo no Brasil, editando e publicando diversos livros desde os anos 70, ainda durante a ditadura militar, na dura missão, com outras e outros companheiras/os de mesma época, de manter vivo o anarquismo no país em tempos de recuo e re-ascensão.

A LAAF lamenta seu falecimento e presta a humilde, sincera e devida homenagem a este grande nome do anarquismo brasileiro, que, por seu trabalho, nos permitiu o acesso a publicações de temas diversos dentro do anarquismo, ao estudo e ao aprofundamento teórico, incluindo títulos que temos à venda.

Achiamé vive!
Viva o Anarquismo!

Livraria Anarquista Avelino Fóscolo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s