Cine maquinarte no movimento da comunidade João Paulo

DSC02689O cinema é o movimento que afeta corpos-consciências a partir dos dizeres racionais expressos nas novas formas de imagens projetadas. Quando o cinema encontra o olhar produtivo da criança, as imagens se desterritorializam e criam novas maneiras de ver e sentir o mundo.

Quando este encontro cinemaquinante se dá de maneira coletiva o encontro das crianças entre si e com o cinema fica ainda mais forte. É por isso que o Cinemaquinarte, que começou neste sábado, na Rua Hortelã, do bairro do João Paulo II, Zona Leste, traz a potência cinetransformadora.

DSC02678DSC02675

DSC02684E nesta festa do olhar, várias crianças saborearam pelo olhar um clássico do cinema infantil que até hoje traz sua potência afetante: O Balão Vermelho de Albert Lamorisse, cinema que ganhou a palma de ouro de Cannes em 1957.

Este cinema conta a história de um menino cujo grande amigo e companheiro é um balão vermelho que o acompanha a todo lugar. Mesmo sofrendo proibições pelos adultos e perseguições pelos outros garotos, o jovem rapaz e seu balão sempre conseguiam se comunicar e escapar das mãos desviantes.

DSC02690

DSC02682

 

 

 

 

DSC02681Este clássico do cinema traz a atuação-produção criançarte de Pascal Lamorisse, filho do diretor e marca cada nova geração com suas cenas simples e humanas. Na cena do encontro dos balões azul e vermelho, podemos ver uma garota que possivelmente é filha (ou parente) do diretor: Sabine Lamorisse.

No andar pelas ruas parisienses o balão revela as cores alegres da infância e a pulsação da vida que é afirmada.

Interessante ver na parede de um dos muros de Paris um poster de um clássico do cinema brasileiro: O cangaceiro de 1953, escrito O Congaçeiro. Hà posters ainda de cinemas como Os orgulhosos de Yves Allégret, Nenhuma mulher vale tanto de Gordon Douglas e O direito de Nascer do espanhol Zacarías Gómez Urquiza.

DSC02685DSC02687

 

 

 

 

DSC02691

 

 

 

 

DSC02694

E como não poderia faltar este encontro de criacinéfilos terminou com pipoca e suco de goiaba que desbrocou todas as crianças e adultos presentes.

Esta festa continuará. O cinema ocorre sempre aos sábados toda a comunidade do João Paulo II que comporá com sua alegria desejante junto a luz do cinema. Venha respeitado público que a rua se torna palco e o encontro a maquinarte.

DSC02698 DSC02700 DSC02712

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s