Coco de Umbigada celebra festança entrando no Juãonino

 

10388072_775860195778689_6225785144900349992_nEita que na véspera da grande festança junina, o Côco de  Umbigada de Guadalupe da Mãe Beth de Oxúm se reune mais uma vez a partir das 21 hrs no terreiro da umbigada localizado no beco da macaíba – rua joão de lima, em Olinda, Pernambuco.

A festança vai ser bonita e com muita alegria a comunidade vai se reunir com a comunidade levando a tradição brasileiramente linda do côco de umbigada de visível influência afronordestina. Como diz o folclorista Câmara Cascudo o Côco de Umbigada ” é a roda de homens e mulheres com solista no centro, cantando e fazendo passos figurados, até que se despede convidando o substituto com uma vênia ou até mesmo com uma simples batida de pé. A batida com o umbido é como um convite intimatório para substituir o dançarino. O convite é feito por uma vênia ou batida de pé diante da pessoa preferida. Patida de pé ou rápida saudação, curvando-se sem deixar de sapatear.” Inclusive alguns etimologistas defendem que inclusive o samba vem da palavra Masemba que seria dançar dando umbigada.

Porém há décadas esta tradição busca ser resgatada em Olinda no sentido de tornar comum a todos olindenses esta prática musicodançante. Entretanto é difícil fazer a tradição permanecer viva apenas com apoio da comunidade. Desta forma apenas a força de algumas mães e pais de coco não tem sido suficiente. A mãe Beth de Oxúm, colocou uma mensagem de indignação em relação a FUNARPE, do governo  p(sb)ernambucano na Gestão dos socialista só no nome Eduardo Campos/ João Neto.

Deixamos expresso nosso apoio a mãe Beth e todas as tradições culturais que lutam para sobreviver.

Volpi_bandeirinhas-estrudadas-580x214“Compartilhamos da indignação. Precisamos repensar e tomarmos uma ação coletiva. Do jeito que tá não dar mais.

JÁ QUE A FUNDARPE RESOLVEU LIMAR NOVAMENTE A BRINCADEIRA DO COCO DA PROGRAMAÇÃO JUNINA DE PERNAMBUCO, E A PREFEITURA DE OLINDA AFIRMAR NÃO TER DINHEIRO PRA FAZER SÃO JOÃO, E TEVE A PETULÂNCIA E AGRESSIVIDADE DE DIZER AOS COQUISTAS DA CIDADE QUE QUEM TOCOU NO CARNAVAL, NÃO TOCARIA NO SÃO JOÃO, VOCÊ ACREDITA ?

TÃO DESRESPEITOSA A RELAÇÃO COM OS ARTISTAS, ABSURDO,
FECHA LOGO ESSA PORRA DESSA SECRETARIA, BOTA PRA CASA ESSA CORJA DE DESOCUPADOS DA CULTURA E VEM SE CAPACITAR, APRENDER A FAZER SÂO JOÃO COM OS ATIVISTAS DA CULTURA. ATÉ PORQUE O ESTADO NÃO PRODUZ CULTURA, QUEM PRODUZ É O POVO, O ESTADO TEM O PAPEL DE FOMENTAR A MESMA.

ESSA GESTÃO PÚBLICA DE CULTURA FRANCAMENTE DA ATÉ AGONIA,
AGENTE NÃO PRODUZ GRANDES ESTRELAS E NÃO LAVA DINHEIRO, APENAS PROTAGONIZA OS ARTISTAS LOCAIS E GARANTE A FESTA PRAS COMUNIDADES.

COQUISTAS, ARTISTAS, PRODUTORES E ATIVISTAS DA CULTURA, VAMOS DENUNCIAR, NÃO PODEMOS PERDER O PODER DE NOS INDIGNAR COM ESSA SITUAÇÃO.
REPLIQUEM, VAMOS DENUNCIAR NAS REDES SOCIAIS.

O COCO NÃO PODE SER LIMADO DO CICLO JUNINO EM OLINDA !!!
O COCO NÃO PODE SER EXCLUÍDO DO CICLO JUNINO EM PERNAMBUCO !!!

AXÉ A SAMBADA DE COCO DE UMBIGADA, DO COCO XAMBÁ, DO COCO DO PNEU, DO COCO DA IYÁ, A DONA SELMA, DONA AURINHA, DONA GLORINHA, MESTRE FERRUGEM, MESTRE ZECA, MESTRE POMBO, MESTRE GALO, E DEMAIS GRUPOS, AINDA BEM QUE A SOCIEDADE CIVIL TA FAZENDO SUAS SAMBADAS E GARANTINDO A ALEGRIA DO COCO DE RODA EM SUAS COMUNIDADES. VIVA O JOÃO, VIDA LONGA AS SAMBADAS DE COCO ESPALHADAS PELA PERIFERIA DAS CIDADES EM PERNAMBUCO.”

MÃE BETH DE OXUM !!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s